Robô Opportunity bate recorde em Marte

Mai 17 • Tecnologia • 799 Views • Sem comentários em Robô Opportunity bate recorde em Marte

O robô explorador Opportunity bateu um recorde em solo marciano. Percorreu a maior distância já alcançada por um veículo da Nasa fora da Terra.

Após 3309 dias em Marte, Opportunity marcou 35 quilômetros e 760 metros completando seu percurso programa de 80 metros. A equipe responsável pela operação do robô recebeu a confirmação do percurso na quinta-feira (16).

Ao marcar esta quilometragem, Opportunity bateu o recorde alcançado pelos astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt durante a missão Apollo 17. Em dezembro de 1972, visitaram a Lua por três dias e dirigiram o veículo Lunar por 35 quilômetros e 744 metros.

Mas o recorde de Opportunity é apenas entre os veículos da Nasa. Isso porque o recorde internacional de distância percorrida ainda é da sonda da União Soviética Lunokhod 2, que viajou 37 quilômetros na superfície da Lua, em 1973.

Em Marte desde Janeiro de 2004, Opportunity tem superado expectativas, apesar de viver à sombra de Curiosity. Opportunity está em solo marciano há nove anos fazendo explorações, coletas de amostras de rochas e mandando informações para a Terra.

Opportunity foi lançado ao planeta vermelho junto a outro jipe-robô, o Spirit, que já não está mais em funcionamento. O veículo já está no local sete anos a mais do que o previsto.

InfoAbril

Artigo relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

« »